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sábado, 10 de setembro de 2011

Projetos Secretos Parte XII

GOTHA GO-P.60A

Em agosto de 1944 a companhia Gotha foi fundada com o intuito de produzir uma asa voadora, a asa se chamava HORTEN -HO229, um projeto dos irmão HORTEN, mas ao chegar seu projetos na fábrica, os engenheiros da Companhia Gotha viram que podiam melhorá-lo ainda mais.

Assim, em janeiro de 1945 após melhorias nos desenhos, o modelo da Horten agora se chamaria Gotha P-60A e  agora tinha um design que o possibilitava utilizar qualquer motor da época sem a preocupação de imcompatibilidade. Sua estrutura se baseava em tubos recobertos com chapas de madeira.

A asa voadora Gotha P.60 seria propulsada por dois motores unidos na parte posteriror da asa, os motores utilizados foram os BMW. 003 com 1763 libras de empuxo cada, contava ainda com tres tanques de combustível de 1200l cada, um deles posicionado atrás da cabine de voo.

Possuia cabine bilndada e pressurizada abrigando dois pilotos, o interessante é que ambos os pilotos ficavam de bruços no cockpit, essa foi a maneira utilizada para diminuir as pressões G(gravidade) de seus corpos. Possuia trens de pouso retráteis, ainda contava com flaps (hidráulicos) em seu bordo de ataque e bordo de fuga, utilizado para aumento da sustentação nos pousos.


Outras Características:


a) estabilizadores e profundores no bordo de fuga da asa;
b) ailerons localizados  no bordo e fuga da asa;
c) leme de direção: quatro no total localizados em pares nas pontas das asas, inclinados 18º com relação ao eixo longitudinal da aeronave;
d) o armamento consistia em quatro canhões MK 108 de 30mm com 150 munições para os canhões internos e 175 munições para os canhões externos; ou duas cameras de filmagem na versão de reconhecimento;

Ainda surgiria outra versão da asa, com um motor adicional para auxiliar na ascensão de altitude, versão designada de Gotha Go.P60A/R.



Uma das críticas a este projeto era a dificuldade que os tripulantes teriam para se salvarem caso tivessem que ejetar visto que a asa possuía motores em cima e em baixo, a solução foi fazer uma versão com motores somente na parte inferior da asa deixando a parte superior livre para o escape seguro.

Esta versão ficou conhecida como Gotha Go-A2:



Após alguns testes esta configuração foi abortada, pois diminuia as capacidades de manobra em combate, inúmeros outros projetos foram aparecendo com mais aperfeiçoamentos, mas o fim da guerra impediu a finalização desta incrível aeronave.









Este incrivel projeto serviria como base para inúmeros projetos dos aliados até os dias de hoje, e alavancou sem sombra de dúvidas a aviação mundial. Mais uma comprovação do nível tecnológico alemão daquela época.

O que tem que se ter em mente é que este e outros incriveis projetos foram da década de 40, e até hoje espantam pelo nível alcançado.

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