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sábado, 27 de agosto de 2011

Projetos de caças alemães que alavancaram a aviação moderna

FOKKER DR-1

Muito se é dito sobre a evolução da aviação nos últimos 70 anos, mas os verdadeiros protagonistas desta evolução foram os Alemães no período da primeira e segunda guerra mundiais. Projetos audaciosos e muito a frente do seu tempo causaram espanto e admiração até de seus inimigos:
O primeiro grande astro foi o FOKKER DR-1 o famoso Barão Vermelho, pilotado por Manfred von Richthofen , projetado por Reinhold Platz e construído pela Fokker -Flugzeugwerke, no ano de 1917,uma aeronave não só bela mas dotada de características de vôo sem igual para sua época:


JUNKERS-J1
Antes mesmo do Fokker Dr-1 o (o projeto alemão) Junkers J-1 construído em 1915 foi o primeiro avião a ser fabricado inteiramente com metal:



ALBATROS D.III

Outro sucesso o Albatros D.III , projetado por Robert Thelen,  foi um caça biplano utilizado pela Alemanha (Luftstreitkrafte) e o Império Austro-húngaro (Luftfahrtruppen). Entrou em serviço em dezembro de 1916. Muito elogiado por quem o pilotava, idem seus compatriotas possuia características de voo invejáveis, apesar de sofrer com algumas baixas devido a problemas estruturais das suas asas, mas há de ser lembrado a época em que este e ourtros citados foram fabricados, não havia computadores para se testar as forças aerodinâmicas, a única forma de testar era voando, dai o número de acidentes fatais que ocorriam nesta época, não só com projetos alemães mas aliados também.



Após inúmeros conflitos e com a derrota da Alemanha na primeira guerra mundial, veio o Tratado de Versalles em 1919, com inúmeras imposiçoes a Alemanha, como perder terrritório, indenização por danos de guerra, assim como restrições ao tamanho de seu exército.

Após vinte anos da assinatura do Tratado de Versalles, e com a subida de Hitler ao poder na Alemanha, eclode a Segunda Grande Guerra, conhecida como Segunda guerra mundial, onde Adolf Hitler cansado das inúmeras imposiçoes do Tratado e por achar humilhantes tais afirmações resolve mostrar ao mundo a força da Alemanha.

Surge então a nova força aérea alemã, que de longe era a mais avançada da época, inúmeros ícones surgiram como o lendário Messerschimitt-bf109,o famoso (ME-109),  um projeto do ano 1934 relativamente simples, de fácil manutenção e amplo poder acrobático. Foi pilotado pelos maiores ases Alemães como Erich Hartmann com 352 vitórias em combate, Hans Joachim Marseille com 158 vitórias e Werner Molders com 115 vitórias, sem dúvida alguma um dos melhores projetos da época.




Outro lendário avião germânico foi o Focke-Wulf-190, um legítimo caça de superioridade aérea, foi feito no intuito de apoiar o BF-109, o Focke Wulf possuia motor radial (BMW) ao contrário do em linha (Daimler-Benz) do BF-109, pois estudos mostraram ser mais robusto em combate que o motor em linha da Daimler.

Outro aprimoramento foi o trem de pouso que agora estava bem mais espaçado do que o seu antecessor, possibilitando uma maior segurança nos pousos e decolagens. Muitas das baixas de Bf-109, se deram ao fato de seu trem de aterrissagem ser muito próximo um do outro, o que causava instabilidade nos pousos.

Mais uma evolução neste incrível caça foi o canopy em forma de bolha de visão total, utilizada até hoje pelos caças modernos, pois possibilita um ângulo de visão infinitamente maior do que as antigas integradas a fuselagem como as do BF-109.

O primeiro protótipo voou em Bremen em 1 de junho de 1939, o segundo protótipo voou em 1 de dezembro de 1939, outros protótipos foram feitos e no quinto projeto, após aperfeiçoamentos a maravilha Focke Wulf-190 entraria em combate.





Messerschmitt ME-262

Todos estes projetos e inúmeroa outros que serão pormenorizados em outras postagens colaboraram para o surgimento daquele que seria o primeiro caça-bombardeiro a reação fabricado, o ME 262 SCHWALBE(andorinha) estava muitos anos a frente de seus concorrentes, porém seu projeto não teve a devida atenção de que merecia e chegou muito tarde ao conflito e com poucas unidades.


Todo seu design era inovador, sua fuselagem era triangular e suas asas possuiam enflechamento positivo, muito avançado causou espanto quando os aliados o encontraram em combate, alcançava 900km/h, porém de baixa manobrabilidade, mesmo assim o ME-262 causou 735 baixas de aviões aliados em sua maioria bombardeiros.



Aqui é que começa a grande questão deste post, pois foi capturando um modelo como este que os aliados e deslancharam suas aeronaves a reação (turbina). A partir deste surgiram o Ingles Gloster Meteor, muito parecido por sinal


Messerschmitt Me-163 Komet:

Mais um mito Alemão, era rápido, pequeno, veloz, ágil, um verdadeiro pesadelo para as fortalezas voadoras B-17 americanas,  seu primeiro voo foi em agosto de 1941 e já alcançando a marca de 800km/h, podendo atingir em picada até 1004km/h, 250km/h a mais que o recorde mundial da época.

Aterrisava com esquis, o que provocou inúmeros acidentes, obrigando a pista a ser perfeitamente lisa para evitar perda de controle, chegou a entrar em combate em maio de 1944, apesar de ser uma aeronave muito além de seu tempo e até por isso mesmo seu sucesso foi impedido. O seu fraco armamento e dificuldade de mirar a grandes veocidades,também cospirarão contra seu sucesso, pois somente pilotos muito experientes eram capazes de mirar a estas altíssimas velocidades.






Estes são os projetos mais conhecidos, mas irei apresentar inúmeros outros, mais avançados ainda, que   não enrtaram em serviço pelo fato de as fábricas germânicas estarem sobre constante bombardeio.

Com o fim do conflito mundial todos os projetos e protótipos encontrados foram analizados pelos aliados e adapatados para suas próprias forças, cientistas alemães capturados favoreceriam a evoluçao da aviação americana, inglesa e russa, e de posse destes projetos audaciosos surgiram, os famosos migs a turbina, americano f-80 shotting star e depois f-86 sabre e o Ingles Gloster meteor, entre tantos outros.


MIG -15


Note-se a extrema curvatura da asa, característica somente antes vista no Focke Wulf TA-183, a alemanha possuia este projeto de extrema semelhança com este em seus arquivos capturados.
O F86 Sabre seguiria o mesmo padrão de desenho, claro baseava-se nos mesmos projetos:




Note-se a extrema semelhança dos aviões russo e americano, obviamente tratam-se de cópias de um mesmo projeto com pequenos ajustes e modificações, mas a base é a mesma projetos alemães capturados no pós- guerra.


FOCKE WULF TA-183
Aqui está o protótipo do Focke-Wulf TA-183 semelhanças incríveis com os caças russo e americano, obviamente ele serviu de base para ambos os projetos.





Aqui está um desenho de arte do que seria o TA-183, incrivelmente semelhante ao Sabre e Mig-15.




O TA-183 surgiu em meados de 1944 como caça de emergência, possuindo maior potência, manobrabilidade, para encarar os caças ingleses e americanos que estavam dominando os céus. Seu projeto foi autorizado pelo Ministério da Aernáutica Alemão, foram encomendadas 16 aeronaves, porém os planos da Alemanha não se concretizaram a tempo, e os aliados ao invadir a Alemanha tomaram a fábrica da Focke Wulf e lá se depararam com inúmeros projetos de caças entre eles o TA-183. Os russos por sua vez encontraram projetos do TA-183 em outros locais e os guardaram a sete chaves.






Daí por diante foram anos de pesquisa sobre a base do TA-183, que deram origem aos famosos, Sabre americano e Mig-15 russo, ambas aeronaves de incrível desempenho, ditas serem projetos de seus respectivos países, mas na verdade cópias de projetos capturados da Alemanha.

Este é apenas o início de uma profunda investigação histórica que irá demonstrar, o quanto devemos hoje em dia observar que a vangloriação americana e russa de que suas tecnologias sempre foram superiores são contos, pois toda sua base tecnológica se baseou em cópias de projetos capturados na segunda guerra mundial.












3 comentários:

  1. Muito Bom! Parabéns!

    A verdade seja dita!

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    1. Verdade amigo! Continue acompanhando, em breve novidades!

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  2. Incrível!
    Tenho um canal do YouTube onde abordo o assunto História do Front.

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