Postagens populares

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projetos Secretos Parte VII

HEINKEL LONG RANGE (JET BOMBER)

Tratava-se de um aperfeiçoamento das asas voadoras nazistas, mas possuia um design ainda mais aerodinâmico, sempre visando a diminuição do arrasto. Como característica possuia estabilizador horizontal em forma de T na cauda e grandes entradas de ar embutidas entre a fuselagem e as asas. Seu tardio projeto no ano de 1945 não pode entrar na devida produção.






Mais uma explícita cópia de projeto ocorreria quando vinte anos ápós o fim da 2ª Guerra Mundial, a Inglaterra apresentaria uma aeronave nomeada de VICTOR, de semelhança ímpar com o HEINKEL LONG RANGE.
Se tornaria uma aeronave muito conhecida por seu desenho e capacidade de manobra, devido a posição dos seus motores, o que possibilitava grandes cargas G sem problemas a estrutura.

HANDLEY PAGE VICTOR







FOCKE WULF 1000X1000X1000

Também era uma evolução das asas voadoras, e seu nome foi dado devido suas capacidades, atingia os 1000km/h, carregava 1000kg de bombas e tinha um alcance de 1000km. Seu projeto data  de 1945 uma data já tardia para a Alemanha praticamente ocupada  e suas fábricas paralizadas por constantes bombardeios




Para não perder o costume quarenta anos depois da derrota da Alemanha, o FOCKE WULF 1000X1000X1000 daria origem ao bombardeiro Ingles AVRO VULCAN, que lutou nas Ilhas Malvinas em 1982.
Os ingleses conseguiram aumentar o seu alcance de 1000km para 4000km, juntando isso ao seu design(emprestado do FW), o VULCAN se transformaria em um excelente bombardeiro capas de manobrar como um caça, este incrível projeto foi por muito tempo superior aos concorrentes Americanos e Russos.

 AVRO VULCAN





MESSERSCHMITT - P1108 STEALTH 

Aqui está um dos projetos de maior destaque, com entradas de ar para as turbinas em posicionamento 1/3 do bordo de fuga e 2/3 do brodo de ataque fazendo com que o ar nas decolagens fosse forçado para dentro das turbinas, ampliando a potência do motor justamente no momento de maior necessidade, a decolagem.

Mecanismo esse que seria posteriormente utilizado pelo famoso CONCORDE, e TUPOLEV TU-144. Já a cauda em V seria utilizada para diminuir o eco radar e confundia os operadores que não imaginariam uma cauda posicionada a 90º do leme, este sistema seria aproveitado 35 anos mais tarde no famoso avião invi-sivel F-117 STEALTH.







Aqui vemos o F-117, este avião se baseou no ME-P1108 STEALTH  ao utilizar a cauda em V para uma menor assinatura rada, o que o ajudou a ganhar a fama de avião invisível.



O projeto do concorde utilizou o sitema de afastamento do motor do bordo de ataque para um maior aporveitamento do ar nas turbinas idéia retirada do MESSERSCHMITT.


Assim como o CONCORDE, o avião Russo TUPOLEV TU-144 utilizou o mesmo esquema de posicionamento de motores para um melhor empuxo na subida.

Um comentário: